RESPEITAR AS AUTORIDADES
Essência / Princípios De Liderança
*Fazer o exame associado e o resumo da aula. Enviar o resumo a info@casadedeus.org antes do próximo sábado.
HONRAR OS PAIS
Efésios 6:1-4 (ARC) aconselha: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor."

Honrar nossos pais é justo, não fazer isso é injusto. Este é o primeiro mandamento com promessa, o que significa que, embora os outros mandamentos sejam importantes, este é mais importante. Cumprir este mandamento traz bênçãos, não cumprir traz maldição e morte.

Esta mesma importância é transmitida à honra que é devida a todos os tipos de autoridade, por exemplo, Hebreus 13:17 (ARC) diz: "Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."

Na Bíblia há promessas para os pais que educam bem seus filhos e também há consequências para aqueles que os educam mal. O filho sábio se alegra com o pai e também o menino mimado envergonha sua mãe. Mas devemos entender que há pecados mais delicados do que outros, e desonrar os pais é mais delicado do que a má educação dos pais para os filhos. Mateus 15:4 (ARC) diz que: "Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte."

Comparando os possíveis pecados no relacionamento pai-filho, vemos que diante de Deus, eles não têm a mesma consequência. Provocar as crianças à raiva pode ser um abuso de autoridade, mas a consequência é ficar embaraçado. Pais desonrados produzem morte. Embora ambos sejam pecados, eles não são igualmente sérios em consequências.

Outras Escrituras que apontam como é delicado desonrar a autoridade de um pai são:

  • Provérbios 30:11 "Há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe."

  • Provérbios 30:17 "Os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintãos da águia os comerão."

  • Provérbios 20:20 "Os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintãos da águia os comerão."

Deus é autoridade e trabalha através das autoridades. Ele espera que toda autoridade seja respeitada e honrada. Os erros de alguém em autoridade são ruins, mas murmurar sobre ele ou julgá-lo é pior. O erro de alguém, não justifica que outra pessoa cometa o erro de falar mal de quem é eminente.

Muitos estão imersos em pecados, drogas, depressões, doenças e em trevas escuras porque um dia amaldiçoaram aos seus pais. A falta de santidade é muitas vezes devido a isso. As portas se abrem para a escuridão quando as autoridades não são respeitadas. É por isso que Satanás caiu, por causa da rebelião contra a autoridade de Deus, não contra a santidade de Deus.

HONRAR AO MARIDO
Em 1 Pedro 3: 1-6 (ARC) lemos: "Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra, 2 considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes, 4 mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido, 6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto."

Nesta escritura, lemos vários princípios sobre a sujeição das mulheres a seus maridos. Aqui diz que as mulheres devem estar sujeitas ao marido, quanto ao seu Senhor.

Em todo o contexto, o adorno interno do espírito afável e pacífico da mulher é de sujeição. Essa é a verdadeira beleza. Qualquer mulher que queira esperar em Deus deve sujeitá-lo ao marido.

Sara esperou o Senhor sujeita a seu marido, de modo que todas as mulheres se tornaram filhas de Sara, não Eva, que, não estando sujeita, foi enganada pela serpente. Mas a única vez que Sara não sujeitou a seu marido, Abraão, foi quando ela o aconselhou a dormir com seu servo Hagar, de quem Ismael nasceu, causando muitos problemas em sua família.

Para não estar sujeita, a mulher não precisa brigar ou discutir fortemente com seu marido. Eva não lutou com Adão, ela simplesmente o convenceu a não fazer a vontade de Deus. Isso quer dizer que uma mulher que não está sujeita não é aquela que luta com seu marido, mas alguém que o convence ou a influência a não fazer o que Deus lhe ordenou. O pecado entrou no mundo porque a mulher não estava sujeita e o homem permitiu isso.

É necessário que toda pessoa obedeça à autoridade sem a necessidade de ameaças. Este parece ser um problema onde existe autoridade, como às vezes uma criança ou empregado deve ser ameaçado para obedecer. O que Deus quer é que a harmonia seja mantida sem qualquer ameaça. A falta de sujeição, não honrar as autoridades e não as abençoar, trará desgraça. Ouvimos mulheres que, como Sara, demonstram sujeição e obediência ao marido, sem discutir ou questionar quando ele ouviu a voz de Deus.

E dos maridos diz 1 Pedro 3:7 (ARC): "Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações."

A sujeição merece honra. Se você mostrar honra antes de uma sujeição, da próxima vez haverá mais sujeição. Se a mulher é "mais frágil", é porque o homem também é. Isso ocorre em todos os tipos de relacionamentos onde existe uma autoridade.

Não respeitar as autoridades dificulta nossas orações. Deus abençoa aqueles que respeitam e honram as autoridades e aqueles que mantêm essa harmonia com sabedoria. O Senhor estabelece Suas regras para que vivamos felizes e em ordem.
A DESOBEDIÊNCIA DE SAÚL
Saul foi o primeiro rei de Israel pela vontade de Deus, que desejava confirmar seu reinado. Não é o mesmo que estar no cargo, para ser confirmado nele.

O apóstolo Paulo disse em 1 Timóteo 1:12 (ARC): "E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério,"

A Bíblia nos diz que Saul era um homem corajoso e belo, e que não havia ninguém em Israel tão alto como ele. Deus revelou ao profeta Samuel que ele iria ungir Saul como o próximo rei de Israel. Até mesmo o profeta deu-lhe tratamento especial.

Samuel deu ao Rei Saul a instrução de esperar por ele sete dias enquanto oferecia os sacrifícios correspondentes antes da batalha. Saul deve obedecer a essas instruções. Mas ele se desesperou e vendo que o profeta Samuel não chegou, ele decidiu oferecer sacrifícios a si mesmo, reivindicando uma função que não lhe correspondia. Desta forma, ele pecou contra Deus e desobedeceu a Samuel. Embora Saul fosse o rei, ele não poderia passar por cima do profeta.

Samuel chegou no sétimo dia, como ele havia dito, mas demorou um pouco para chegar ao horário combinado. Foi o erro de Samuel, mas isso não justificou o erro de Saul. O profeta disse a ele em 1 Samuel 13:8-14 (ARC): "E esperou sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se espalhava dele. Então, disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então, disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora, descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e forcei-me e ofereci holocausto. Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."
Faz clic no botão para fazer o teu exame assignado.
Made on
Tilda